Ferramentas de medição


Google Analytics 

    Sem dúvidas o GA é a melhor ferramenta para medição de um retorno de um produto web, seja ele um site ou um sistema web integrado. Com o GA é possível monitorar não apenas os pageviews do site, mas também pesquisas de palavras que se referem ao conteúdo do site, links que mencionam seu site entre outros dados que é recebido de maneira real time. 
Google Anaçytics para medição em sites
Google Analytics

    Ao trabalhar com todas essas informações se torna fácil identificar nichos ou tendências no segmento em questão e investir em novos produtos ou campanhas para sua marca.

Cálculo do ROI do projeto

    Entre outras ferramentas, o calculo de ROI (Retorno sobre Investimento) é quase indispensável para qualquer projeto seja ele online ou off-line, com o calculo é possível saber se tal projeto é rentável ou não para empresa e dessa maneira tomar a decisão implementá-lo ou não. 
    No caso do web marketing, essas informações quando coletadas de maneira correta torna o relatório preciso e direto para o cliente, informando o retorno do investimento em métricas e conversões.

Métricas internas e externas da empresa

    Além das métricas externas diretas da empresa, existem ainda as métricas internas que a empresa gera em seus processos, no entanto na maioria das vezes não são estudas de maneira correta. Claro cada empresa possui processos diferentes para obter um tipo especifico de resultado, mas grande parte geram as mesmas métricas para  a empresa.
    Métricas muito comuns no caso da web marketing seriam os retornos de orçamentos derivadas de uma campanha de email marketing, hotsites e links patrocinados. Com estas informações, por exemplo, é possível gerar um relatório de ROI sobre os valores gastos no investimento e os recebidos com o projeto.
     Outra métrica são os feedbacks dos clientes que quando analisados podem retornar falhas que o produto ou serviço pode ter, procurando sempre melhorar este produto para melhor atender sempre seu cliente. 


Para próximo post 


     Vamos aborda um assunto um tanto polêmico, por que devemos investir apenas nas Buscas do Google e não em outros buscadores emergentes.

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