Medindo retornos do investimento.


Quando uma empresa de pequeno porte investe em um projeto de web marketing com o objetivo de galgar novos clientes ou gerar vendas em seu e-commerce, elas não possuem muito interesse nas medições, apenas no retorno financeiro ou de clientes novos.

No entanto é neste momento que mora o perigo para qualquer empresa de pequeno porte, pois como todos sabem as pequenas e médias empresas não dispõem de muitos recursos para investir nesta área que ira somente apresentar reais resultados a médio e longo prazo, sendo mais interessante o investimento focado e com uma área menor com resultados garantidos.


Quanto investi é quanto eu vou ter de retorno?

    Nem sempre o valor que sua empresa investiu ela terá de retorno, por exemplo:


“Uma empresa investi mensalmente  R$ 500,00 em um projeto de SEO de seu website e Social Midia, esta empresas esta aparecendo nas primeiras páginas em alguns termos importantes para seu négocio, no entanto isso não quer dizer que todo o mês esta mesma empresa ira fatura os mesmos R$ 500,00 que foram investidos anteriormente, invés disso a empresa não tem nenhum retorno em vendas significativo. ”

ROI - Retorno sobre investimento
ROI - Retorno sobre investimento
    Neste exemplo acima, a empresa provavelmente ira culpar a agência ou consultoria que desenvolve o projeto, mas se atente que neste cenário existem certo valores não mencionados como, as opiniões dos antigos clientes com relação a atenção que foi prestada a eles, a melhoria no posicionamento das buscas, os websites que mencionaram a marca ou produto da empresa e o aumento de visualização dos produtos presentes no website.

    Com todas essas métricas é possível entender que o projeto esta no caminho certo, pois o mesmo estará gerando futuros clientes, boa visualização da marca e feedbacks úteis para empresa futuramente, isso mostra que o investimento teve sim seu retorno, mas não financeiro e sim um base pra futuras conversões.


Para próximo post 

 Vamos falar sobre ferramentas que podem gerar métricas para empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário