Conversões em sites


O que é uma conversão?


É entendido que uma conversão é quando algo é transformado em algo, para ser mais especifico vamos ao nosso amigo Wikipédia:

“Em geral, conversão é a transformação de uma coisa em outra.”

Conversão para sites e lojas virtuais
Conversão

Ok, já sabemos o que significa mas o que isso tem a ver com o meu site que só tem a função de apresentar minha pequena floricultura?

A resposta é tudo. Pois todo o site tem um objetivo ou meta a cumprir, seja ela atender seu cliente, atrair novos clientes, subir nas SERP’S do Google ou até mesmo servi como catalogo para seus vendedores. Tendo esses objetivos intangíveis definidos, como você ou a pessoa encarregada pelo site vai poder verificar qual o nível do desempenho que seu site alcançou, simples defina qual o método de conversão que o site ira gerar e encima disso e com base nesses dados é possível verificar as quantas anda seu site.

Quer um exemplo claro disso, imagine o seguinte cenário:

Sua empresa é uma floricultura que vende flores por encomenda para eventos e em seu site existe o típico campo “Entre contato” sendo esse o mais comum dentro de qualquer site padrão. Tendo essas informações você, dono do site traça o objetivo que seu site tem que é gerar no mínimo três orçamentos de flores para eventos.
Mas como você pode saber como anda estes orçamentos, é preciso traçar um elemento chamado conversão, neste caso a sua conversão será o número de orçamentos que são gerados pelo seu site. 
Fico fácil entender o que é uma conversão em um site? É claro que uma conversão não se limita apenas a visitas e orçamentos, existem vários tipos de conversões que podem informar o dono do site como anda o movimento do mesmo.

Tipos de conversões.

Ao definir uma conversão é necessário ter em mente qual o segmento que sua empresa atender e qual o melhor retorno que seu site por ter. Abaixo alguns exemplos de casos práticos aonde a conversão harmoniza perfeitamente com o site.

restauranteCase Loja Virtual de Sapatos para mulheres
Segmento: Sapatos para mulheres de vários tipos
Público alvo: Mulheres de todas as idades
Conversão: Venda de sapatos gerados pelo site, número de “likes” gerados dentro da própria loja

Case Site de um pequeno restaurante
Segmento: Comidas caseiras e para família
Publico alvo: Durante a semana atende com uma comida rápida e final de semana comidas em maior diversidade focada na família.
Conversão: Visitas, Pratos de interesse, número solicitações de entrega
conversão para prestadoras de serviço

Case Site de uma prestadora de serviços automotivos, com sistema de acompanhamento
Segmento: Atendimento local a automóveis e mecânica em geral
Publico alvo: Bairro local, em geral donos de carros.
Conversão: Número de retornos dentro do sistema de acompanhamento no site, interessados no serviço que se cadastraram dentro do site.




Como pode ser visto acima, definir um modelo de conversão é algo simples porem é necessário que esta conversão seja muito bem definida e harmonize com o site e a meta do mesmo, para que possa futuramente ver os resultados do investimento.

Você possui um site, mas não desenvolveu uma conversão para ele ou objetivo? Bem esta na hora de definir e futuramente coletar os frutos dessa ação.

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